Aprendizado perdido na pandemia fará parte do Seminário melhoria da Educação
Nesta quarta-feira (16), ocorrerá o seminário Melhoria da Educação com a finalidade de debater a recuperação do aprendizado perdido na pandemia. O enfoque será as escolas públicas.
Vale lembrar que alguns estudos vieram à tona sobre como a parada das aulas presenciais impactaria o processo de educação em quatro anos.
Recuperação do aprendizado perdido na pandemia
O seminário sobre a recuperação do aprendizado perdido na pandemia deve discutir caminhos e soluções que priorizem a equidade no acesso à educação.
O evento será promovido pelo Itaú Social e será transmitido ao vivo nesta quarta, às 16h, no canal do Youtube da instituição.
Segundo o Censo Escolar 2021, as escolas públicas do Brasil ficaram 287 dias fechadas, desde o início da pandemia, em março de 2020. Consequentemente, isto impactou o processo de aprendizado em todas as fases da educação.
Convidados
Para debater o tema, foram convidados para o seminário o ex-presidente do Inep Chico Soares; a diretora da Comunidade Educativa CEDAC, Tereza Perez; e a secretária de educação de Santa Bárbara D’Oeste (SP), Tânia Mara da Silva. A iniciativa integra o programa Melhoria da Educação.
Já para mediar o seminário foi chamada a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann. Ela acredita que é preciso ter um olhar sistêmico para a questão da desigualdade na educação, problema que foi aprofundado pelo cenário imposto pela pandemia.
Entre os assuntos que serão abordados no evento estão ações para combater as desigualdades na educação. Chico Soares, professor-emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), diz que é considerar o nível de aprendizado e a desigualdade para entender como funciona a educação.
Possíveis caminhos e soluções
Além disso, o debate também vai englobar possíveis caminhos e soluções para a gestão da educação municipal na pandemia, além de buscar a recuperação das aprendizagens de forma equitativa. Isso abrange pontos como: avaliação diagnóstica, flexibilização curricular, reorganização das atividades pedagógicas e acompanhamento das aprendizagens.
Público-alvo
O seminário tem como público-alvo: dirigentes, gestores, assessores de secretarias municipais de educação e iniciativas de colaboração intermunicipal. E tem o apoio da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
*Foto: Reprodução/Johnny Torres