Cultura popular na escola inclui Carnaval, festas de São João, artesanato, maracatu e frevo, música folclórica, culinária, entre outros
Dentro da sala de aula são muitas as possibilidades de ensinar uma cultura popular de determinada região do Brasil aos alunos. E isso inclui o Carnaval, festas de São João, artesanato, maracatu e frevo, música folclórica, culinária, bumba meu boi e procissões, entre outros.
Cultura popular na escola
A cultura popular na escola é uma das mais ricas do mundo. Uma vez que a extensão territorial do país e as diferentes origens dos povos que formam essa terra.
Portanto, trazer para a sala de aula um pouco dessas crenças, danças e músicas, mitos e lendas, culinárias, vestimentas, brincadeiras, comidas típicas e formas de comunidade é um modo de estreitar os saberes sobre nossa história. E consequentemente valorizar a diversidade e promover o respeito a diferentes culturas e modos de ser.
Além disso, ajuda na construção de identidades, do senso de coletividade e de sensação de pertencimento.
Pesquisa
Bruna Janaina Batagin, arte-educadora paranaense, pesquisa sobre cultura popular há cinco anos. Portanto, ela gosta bastante de trabalhar o tema juntos a seus alunos.
“Trabalhar com cultura popular na escola firma nossa identidade enquanto um povo múltiplo, que nasceu de uma mistura muito rica. Saber de onde viemos, nossa música, nossos ritmos, nossas danças e nossos personagens nos mostram de forma lúdica o caminhar da nossa história.”
Bruna afirma que construir conhecimento a partir de elementos do Brasil faz com que crianças e adolescentes se reconheçam como cidadãos.
Cultura popular na escola na prática
Ela começa passando aos alunos a apresentação de algum grupo social e trabalhar conceitos teóricos, como ritmo, tempo e compasso. Em seguida, ela apresenta aos estudantes coco de roda ou maracatu e “trabalhamos a musicalidade e corporalidade desses ritmos. Faço com que os estudantes experimentem seus corpos de forma prática, trabalhando de forma interdisciplinar a cultura popular e a história dos povos”.
Ciranda de Quintal
O projeto Ciranda de Quintal oferece programas artísticos e pedagógicos para escolas, professores, alunos e pais. Seu objetivo é incentivar o desenvolvimento lúdico e apresentar vários “Brasis” às crianças da educação infantil e dos anos iniciais do fundamental. Neste caso, o projeto aborda o jongo, frevo, cavalo marinho, caboclinho, seresta e outros tantos ritmos. Além das brincadeiras para a escola.
Ciranda de Quintal diz respeito a três princípios fundamentais: ciranda, símbolo da união e do fortalecimento da comunidade. Já o quintal representa o espaço do brincar, da criatividade e da imaginação, assim como a arte e cultura nacional.
Música em Família
O projeto Música em Família surgiu em 2008, com a finalidade de conectar famílias, escola e crianças por meio da música. Além disso, a coleção do grupo contém quatro livros e dois CDs que podem ser utilizados de acordo com a necessidade das escolas e das famílias.
Atualmente, são mais de 400 escolas de todo o Brasil que já aderiram ao projeto desde sua criação. Isto gera um impacto social para quase 30 mil alunos e dois mil professores a cada ano.
Todavia, seu material também pode servir para diversas áreas, como: Música a Artes, de Língua Portuguesa à Educação Física, aliados aos conteúdos que já integram a grade curricular do colégio.
Autores
O conteúdo dos livros e CDs são de autoria de Paula e seu companheiro Eduardo Bologna. A dupla realiza uma ampla pesquisa musical e pedagógica. Cada um com quatro volumes traz um tema que colabora para aumentar o repertório artístico dos envolvidos.
Um exemplo disso é o “Receita da Felicidade”, com inspiração no jazz francês dos anos 1930, e que traz ilustrações com referências da Art Nouveau.
Por fim, o projeto Movimento, contou com a consultoria do Instituto Alana. Ele possui inspiração na cena cultura brasileira da Tropicália e tem como foco a voz e a expressão artística da criança.
*Foto: Reprodução