Ao reabrir escolas sem reduzir contágio por Covid-19 pode levar a uma aceleração do vírus
Na semana passada, um artigo publicado na renomada revista científica ‘The Lancet’ afirma que apesar das escolas serem espaços essenciais para a aprendizagem, saúde mental e desenvolvimento social, “não foi feito o suficiente para torná-las mais seguras para alunos e funcionários”.
Além disso, o estudo diz que ao reabrir escolas sem reduzir contágio por Covid-19 pode levar a uma aceleração do vírus.
Reabrir escolas sem reduzir contágio eleva a aceleração
12 especialistas assinaram o texto, entre os quais: médicos, epidemiologistas, bioestatísticos e psicólogos ligados às universidades de Londres, Southampton e Oxford. Sendo assim, eles citam pesquisas científicas e referências dos estudos utilizados para embasar as opiniões.
Efeito no Brasil
Além disso, aqui no Brasil, uma pesquisa divulgada no dia 10 de março indica que quase 6 em cada 10 cidades ainda não desenvolveram protocolos de biossegurança para a reabertura da rede de ensino municipal.
Contudo, elas concentram 48% dos alunos da rede pública, na maior parte, da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Porém, a maioria planeja retornar o ano letivo por meio do ensino remoto.
Aumento da transmissão
Entretanto, os pesquisadores dizem que sem medidas adicionais para reduzir o contágio, haverá aumento da transmissão do vírus. Então, isso tudo pode levar a variantes mais contagiosas. E, consequentemente, a mais bloqueios, escolas fechadas e risco de evasão escolar.
Apesar do que ocorreu no Reino Unido, com as escolas reabertas em período de alta na transmissão, os especialistas ressaltam que poucos pais enviaram seus filhos às salas de aula.
Suspensão em SP
Na última quinta-feira (11), o governo de São Paulo decidiu suspender as aulas presenciais nas escolas estaduais. Mas manterá as unidades abertas apenas para merenda dos alunos e retirada de chips a partir de hoje (15). Além disso, o governo também antecipou o recesso escolar de abril e outubro para o período de 15 a 28 de março. Todavia, as prefeituras possuem autonomia para aderir, além das redes privadas poderem manter o ensino presencial para 35% dos alunos.
Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão das aulas presenciais na rede municipal, estadual e particular a partir de 17 de março até 1° de abril. Porém, a Justiça derrubou a liminar e libera aulas presenciais em São Paulo após o fim da fase emergencial.
Medidas para reduzir o contágio
Os pesquisadores divulgaram um painel com medidas para reduzir o contágio comunitário.
Distanciamento físico
Em geral:
- Sistema de cores, como o do semáforo, indicando risco;
- Use a aprendizagem remota ou combinada para reduzir a transmissão.
No transporte:
- Manter os mesmos grupos de alunos transportados;
- Horários de início e término escalonados, para diminuir o fluxo;
- Evitar ‘misturar’ os grupos, por exemplo, nos portões da escola;
- Abrir janelas e usar máscaras no transporte.
Nas salas de aula:
- Manter grupos pequenos;
- Reduzir contato com outros grupos;
- Contratar professores extras para reduzir o tamanho das turmas;
- Usar grandes espaços (por exemplo, pátio);
- Todo o grupo deverá ficar em quarentena, se for preciso.
Proteções para alunos e funcionários
Higiene de mãos e superfícies:
- Fornecer estações de lavagem e desinfetantes para as mãos;
- Lavar as mãos regularmente e em pontos-chave (por exemplo, depois de usar o banheiro);
Vacinação:
- Priorizar pessoas com maior exposição e por grupos etários;
- Priorizar funcionários da escola reduz o fechamento das escolas.
Testes:
- Testar sem esquecer que eles não são 100% seguros;
- O teste complementa outras medidas, em vez de substituí-las.
Ventilação e coberturas faciais
Ventilação:
- Abra janelas e portas;
- Ensine ao ar livre (ou em grandes salas);
- Use monitores de CO2 para avaliar a qualidade do ar;
- Instale filtro de ar particulado de alta eficiência em purificadores de ar
- Fazer a educação física ao ar livre;
- Suspender aulas de alto risco (por exemplo, canto, metais ou instrumentos de sopro), exceto remotamente.
Coberturas faciais:
- Incentive crianças de 5 anos ou mais a usar uma máscaras;
- Ensinar o ajuste e uso correto da máscara;
- Remover máscaras apenas quando estiver ao ar livre ou for comer.
Apoio a crianças e famílias
Suporte a aprendizagem combinada e remota:
- Permitir aprendizagem remota opcional;
- Apoiar a aprendizagem remota com tecnologias, financiamento, práticas e treinamento de habilidades;
- Proporcionar entrega ou coleta segura de merenda escolar gratuita;
- Garantir a proteção de crianças em risco;
- Abordar os danos da interrupção educacional.
*Foto: Divulgação/Aloisio Mauricio