ONG LiveLab envolve alunos, escola e comunidade no combate à evasão escolar
Por conta da pandemia de Covid-19 o Brasil registrou alto índice de evasão escolar. Os motivos são inúmeros. Portanto, agora, com o retorno das aulas presenciais vem junto o desafio de trazer os estudantes de volta.
Gincana da ONG LiveLab
Um dos motivos da evasão escolar durante a pandemia está ligado à saúde emocional bastante frágil por um grande período de incertezas. Portanto, a Gincana da Jornada X, desenvolvida pela ONG LiveLab, traz o tema para o centro do debate e propõe soluções efetivas.
Contudo, a iniciativa que liga terceiro setor na educação, também pretende intervir na comunidade do entorno. Neste caso, em cada escola, a gincana dura entre 4 e 6 semanas. E passará por duas etapas distintas: uma de preparação, desafios e mistérios com bases na metodologia de gamificação; e outra para engajar, colocar a mão na massa e despertar o poder de mobilização social de jovens a partir do 7º ano do ensino fundamental.
Expansão
Diante do sucesso do projeto piloto, a Gincana da Jornada X está em processo de expansão em 42 escolas do país. Isso envolve aproximadamente 30 mil estudantes, e coloca adolescentes a partir do 7º ano do ensino fundamental como protagonistas da busca ativa por colegas que não voltaram às aulas.
Outras iniciativas ao redor do país
Todavia, a ampliação já é uma realidade. Prova disso é que a Secretaria de Esporte e Educação de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, montou um programa que envolve 35 escolas da rede municipal para os meses de maio e junho com quase 13 mil estudantes. Uma escola em Porto Seguro (BA) e outras cinco escolas de São Paulo (SP) também estão em processo de desenvolvimento do jogo.
Segundo Edgard Gouveia Júnior, cofundador da organização:
“Como tornar a escola interessante novamente para esses jovens com baixa motivação e altos índices de desânimo e ansiedade? Levamos em conta que foram 18 meses de um hiato da vida social e de uso intenso de redes sociais, séries e videogames, e a resposta que encontramos foi o caminho do brincar, mesclando a tradicional gincana com elementos digitais. Com empolgação, a Gincana da Jornada X tem a energia de um carnaval da volta às aulas com espaço para todo o bairro participar, envolvendo a comunidade em prol da educação.”
1ª Gincana da ONG LiveLab
Já a primeira gincana ocorreu na Escola Estadual Cidade Hiroshima, na zona leste de São Paulo, em outubro de 2021. Na ocasião, as aulas ainda estavam em formato híbrido. Antes da intervenção, apenas 240 alunos estavam frequentando a escola. A Gincana elevou esse número em quase cinco vezes, e garantiu a presença de 1.158 alunos e alunas de volta às salas de aula.
De acordo com Conselheiro da Associação do Bairro na pesquisa qualitativa de conclusão do projeto da Escola Estadual Cidade Hiroshima (SP):
“Essas atividades fizeram os alunos entenderem que a vida não é só o que a escola oferece. Na Gincana, fica visível o quão positiva é a escola e os alunos estarem em contato com a comunidade.”
Dados da PNAD
Por fim, a pandemia gerou um quadro preocupante de evasão escolar e crise de saúde mental e emocional de jovens. Conforme revela dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2019, 1,3 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar estavam fora da escola no Brasil.
Em 2020, estima-se que a pandemia levou à evasão de 4 milhões de meninos e meninas a mais, aproximadamente.
*Foto: Reprodução