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Pobreza menstrual: conheça a primeira aceleradora de projetos sobre o tema

Equipe Sociedade Civil pela Educação by Equipe Sociedade Civil pela Educação
19 de abril de 2022
in Terceiro Setor
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Pobreza menstrual
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Pobreza menstrual conta com parceria entre o Grupo Profarma, P&G e marca Always para apoiar 4 instituições não-governamentais pelo Brasil, que receberão R$ 50.000,00, cada

Recentemente, com o objetivo de combater a pobreza menstrual e seus impactos, o Grupo Profarma firmou parceria com a P&G e marca Always para apoiar quatro instituições não-governamentais pelo Brasil. Cada uma receberá R$ 50.000,00 para o desenvolvimento de projetos que apoiam pessoas em vulnerabilidade menstrual.

Pobreza menstrual – o projeto

Além disso, cada uma das ONGs selecionadas também receberá 100 mil absorventes e mentoria do time de liderança da P&G para fortalecimento das iniciativas.

Aceleradora Social sobre pobreza menstrual

Trata-se da primeira Aceleradora Social com foco em pobreza menstrual do mundo e conta com o apoio do Grupo Profarma, Drogaria Rosário, Drogasmil, Panvel Farmácias e o Grupo Ibiapina.

Inscrições

As inscrições vão até dia 28 de abril e o resultado estará disponível no site e nas redes sociais da Always em até 60 dias após o encerramento das inscrições.

De acordo com Deborah Birmarcker, diretora de ESG do Grupo Profarma:

“O pilar da responsabilidade social sempre foi muito importante para o Grupo Profarma. Sabemos dos impactos da pobreza menstrual na vida de tantas meninas, por isso, é uma alegria contribuir de forma positiva na vida delas. E temos certeza de que, com conexões fortes, conseguiremos colaborar em outros grandes projetos.”

Já a Vice-presidente de cuidados femininos na P&G Brasil, Laura Vicentini, reforça:

“Esse é o segundo ano de iniciativas de Always em combate à pobreza menstrual no país. No ano passado, trouxemos luz ao tema, com campanha, patrocínio de pesquisa e doações. Agora, é hora de chamar mais pessoas e empresas para lutar ao nosso lado, por isso lançamos a Aceleradora Social com participação fundamental de parceiros, mobilizando mais pessoas na causa e ajudando a desenvolver projetos do terceiro setor que tenham real impacto na jornada de reconquista da dignidade menstrual.”

Como criar meios para transformar

Por outro lado, segundo dados recentes sobre a vulnerabilidade menstrual demonstram a gravidade e urgência do tema. Contudo, em pesquisa inédita do Instituto Locomotiva, a falta de recursos já afetou a vida de 5,5 milhões de mulheres presentes no mercado de trabalho, o que gera um impacto negativo de R$ 5,4 bi. Por outro lado, dados também evidenciam esse problema estrutural na educação, que agrava a desigualdade de gênero. Neste caso, são 14 milhões de faltas anuais causadas por problemas ligados a esta questão.

Como foi a pesquisa

Por fim, o estudo conseguiu abrangência nacional e usou o método quantitativo por meio de 1.016 entrevistas com mulheres entre 16 e 50 anos que menstruam.

E contou ainda com fase de coleta de dados qualitativa, com a realização de grupos de discussão e um total de 24 mulheres de 16 a 39 anos entrevistadas (Classes CD). Os dados foram coletados entre 25 de janeiro a 2 de fevereiro de 2022.

*Foto: Freepik

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